Saiba os critérios utilizados para calcular as taxas financeiras para sua clínica

Os processos financeiros de uma clínica incluem a escolha de parceiros para que as operações se tornem viáveis. A seleção adequada é fundamental para a saúde da gestão para clínicas, pois impacta diretamente nos custos do negócio e no relacionamento com os pacientes, uma vez que afeta na precificação dos serviços e procedimentos oferecidos por você e sua equipe. 

Um dos itens mais significativos no que diz respeito a isso são as taxas cobradas pelas instituições financeiras para suas transações e operações bancárias. Elas estão em absolutamente tudo o que é realizado e, por isso, é muito provável que você já tenha se questionado sobre elas ao pensar em sua gestão financeira para clínicas, certo? 

Para te apoiar a entender melhor como o percentual dessas taxas são calculados para sua clínica, apresentaremos hoje quais são os fatores levados em conta para que sejam definidas pela instituição financeira. 

Itens como a comissão da bandeira do cartão de crédito usado (Amex, Elo, Mastercard e Visa, por exemplo), fluxo financeiro, número de parcelas de pagamentos (em caso de tratamentos parcelados) e até mesmo o ramo de negócio ao qual o estabelecimento pertence (CNAE) são alguns dos mais relevantes e pesam bastante no dia a dia de sua gestão financeira para clínicas

Que tal saber mais sobre isso? 

Como as taxas cobradas em sua clínica são compostas 

Quando uma instituição financeira analisa o perfil de sua clínica e te oferece serviços, ela considera alguns pontos para melhor adequar as taxas a sua realidade e demanda. Como antecipamos anteriormente, os principais deles são: 

  • Fluxo mensal de transações: quanto maior o volume de operações (ou seu potencial para isso), mais benefícios você conquistará, principalmente no que diz respeito ao uso da máquina de cartão de crédito e a taxa cobrada para isso. A negociação da taxa que será cobrada de seu negócio melhora conforme o montante gerado via maquininha. 
  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas): toda empresa tem um CNAE, que indica quais atividades pode exercer relacionadas ao ramo de negócio ao qual pertence. Com base nisso, não há variação, uma vez que se dá pela atividade e não pelo volume ou fluxo financeiro. 
  • Precificação por bandeira: as condições variam conforme a bandeira do cartão de crédito usado. Isso é algo que independe de seu perfil, pois são definidas pelas empresas de cartões de crédito. É a chamada taxa MDR (sigla em inglês para Merchant Discount Rate), valor cobrado pela processadora de cartão em cada transação realizada na máquina, seja ela de débito ou crédito. 
  • Taxas de antecipação de recebíveis: é direcionada pelo mercado, pois esse índice é formatado com base na Selic (curva de juros) e é aplicado a diferentes modelos de negócio, sem diferenciação. 

Dessa forma, você pode observar que ao definir a taxa que aplicará em sua clínica a instituição financeira olha para duas frentes: as de seu negócio e as de mercado.  

Para ter acesso ao que há de melhor e garantir uma gestão financeira para clínicas favorável, sua pesquisa deve se basear, principalmente, no parceiro que consegue te entregar mais benefícios ou maior flexibilidade nas variantes ligadas ao seu negócio: fluxo e CNAE. 

Como escolher o melhor parceiro? 

Uma vez que falamos sobre como a taxa cobrada de seu negócio é definida, é importante destacar que a análise de escolha de uma instituição financeira não é tão simples quanto parece, pois o custo x benefício vai além do que é cobrado por transação. Um olhar amplo favorecerá que opte por algo positivo e que colabore com sua gestão para clínicas

Assim, ao estudar a proposta de um parceiro potencial, é fundamental considerar os demais serviços oferecidos pela empresa, pois às vezes uma menor taxa não significa uma melhor entrega, gerando custos adicionais que podem onerar seu negócio.  

Nesse contexto, uma instituição que oferece conta digital possivelmente está apta a entregar mais benefícios, incluindo variedade de meios de pagamentos e flexibilidade para suas operações, como a isenção de algumas taxas. A Medbankig, por exemplo, não aplica aos seus clientes uma taxa para a manutenção da conta, algo comum principalmente nos grandes bancos tradicionais.  

Por tudo isso, reforçamos que a escolha por parceiros adequados é uma forte aliada para o sucesso de seu consultório.  

A Medbanking te ajuda a ter as melhores condições 

Desenvolvida para atender necessidades específicas do setor médico, a Medbanking trabalha para apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios. Totalmente digital, oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar, as melhores taxas e diversas opções de meios de pagamento para os pacientes, como boleto, TED, pix e QR code. Ainda, disponibiliza uma calculadora inteligente para a cobrança de procedimentos, contribuindo para uma melhor gestão financeira para clínicas

Para saber mais, fale conosco

compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.