projecao-financeira-clinicas

Saiba como fazer a projeção financeira para clínicas de saúde 

Tocar seu próprio negócio não é tarefa simples. Além de se preocupar com o core business, a principal atividade, é preciso lidar com questões administrativas e burocráticas que muitas vezes não soam familiar para o profissional de saúde. Ou seja, mais do que um dermatologista você precisa ser empreendedor e colocar a mão na massa em diversas frentes, como a manutenção da clínica em termos de infraestrutura e todo o controle financeiro. 

A gestão financeira para clínica merece destaque por ser fundamental em seu negócio. Com o dia a dia, muitas vezes acaba sendo feita pelo próprio profissional de saúde ou por alguém de seu time que também não é especialista no assunto. Nesse contexto, transações básicas são priorizadas – como receber pagamentos, gerenciar cheques recebidos e pagar fornecedores – e a estratégia fica para depois, como planos de investimento e melhorias. 

Sem um olhar amplo sobre a gestão financeira o futuro do negócio pode ficar comprometido, principalmente quando há planos de crescimento. Isso acontece pela falta de informações e insights para estruturar uma projeção financeira da clínica. 

Por que sua clínica deve ter uma projeção financeira?  

Se essa pergunta veio a sua mente, fique tranquilo que você está no lugar certo. Vamos conversar mais sobre isso.  

A projeção financeira é justamente o olhar que citamos acima, uma visão que vai além dos processos do dia a dia. O objetivo de cria-la é poder estabelecer estimativas a respeito do futuro e, assim, alocar os recursos adequadamente, como investir em equipamentos, atualizações, contratações e até mesmo uma nova filial. 

Além de assegurar a consistência e apoiar o crescimento da clínica, outro ponto importante de fazer a projeção financeira é viabilizar uma gestão financeira para clínica preparada para os períodos de baixa, ou seja, momentos de crise. Essa projeção pode ser realizada a curto, médio e longo prazo, conforme a visão que deseja para seu negócio. O importante é saber que esse controle deve existir e servir como guia para seus próximos passos. 

O que a projeção financeira deve levar em conta? 

Mediante o que vimos até aqui, é possível concluir que ter uma projeção financeira é de fato relevante para sua clínica. Mas e na prática, como executá-la de forma eficiente?  

Para te ajudar, listamos aqui o que precisa considerar: 

  • Análise de histórico: verifique os resultados que já conquistou para reconhecer padrões de rentabilidade e outras variáveis. Isso te dará referências para pensar nas projeções. Avalie um período de cerca de um ano, se possível, para um olhar mais realista. 
  • Lista de despesas fixas e variáveis: conhecer seus gastos mensais e os que podem surgir é fundamental para ter consistência em suas estimativas. Considere as despesas para a operação funcionar (aluguel, água, energia, remuneração dos colaboradores) e as que podem surgir (atualizações de conhecimento, indenizações e manutenção de equipamentos). 
  • Estudo do fluxo de caixa: o acompanhamento do que entra e sai é de suma importância para verificar se investimentos poderão ser feitos, como e quando. É recomendado observar o maior período possível para ter consistência na análise. 
  • Definição do ponto de equilíbrio: conheça e defina o mínimo que você precisa faturar para não ficar no prejuízo. Isso será sua referência para planejar qualquer investimento.  
  • Entendimento do público e suas possibilidades: para fazer uma projeção financeira é importante considerar os objetivos futuros, como aquisição de equipamentos e as possibilidades de ganhos. Conhecer o perfil de seus pacientes, saber o que buscam, ticket médio e poder aquisitivo te permitem ter uma melhor visão de quando e como direcionar seus esforços. 

E lembre-se: para se certificar que as projeções financeiras se mantêm realistas, esses pontos precisam ser monitorados continuamente, bem como os resultados de sua empresa. 

Outros pontos a serem considerados na gestão da sua clínica 

Com os itens mencionados você já tem insumos para desenvolver sua clínica e se preparar para eventuais crises. Mas há, certamente, mais que pode ser feito. Gerar uma condição que favoreça o dia a dia de sua gestão financeira para clínica é, sem dúvida, um facilitador.  

Pensando nisso, use ferramentas de gestão que facilitem seu dia a dia e busque instituições financeiras focadas no setor da saúde. Em suma, procure parceiros que possam te apoiar na estruturação e amadurecimento de seu negócio. 

Isso sim pode ser mais simples do que parece e podemos te ajudar. Totalmente digital, a Medbanking é especialista no setor e oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar. Ainda, disponibiliza as melhores taxas e recursos, como antecipação de recebíveis, e diversas opções de meios de pagamento para os pacientes.  

Para saber mais, fale conosco.  

compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp