Não é novidade para nenhum médico empreendedor que gerir seu negócio não é algo simples. Afinal, a gestão de clínica vai muito além dos serviços que você oferece, incluindo uma infinidade de outras questões administrativas e burocráticas que são de suma importância para o sucesso da empresa. E lembre-se, por menor que seja seu consultório, é sim uma empresa! A organização para que opere no positivo, cresça e gere frutos é fundamental.
Como já vimos no blog, ter um controle de seu fluxo de caixa é, sem dúvida, um ponto que deve ser considerado. E dentro disso deve estar a atenção aos detalhes para garantir que os valores que saem estejam adequados à sua realidade, bem como a existência constante de redução de custos.
Redução de custos é rotina
A princípio pode soar estranho afirmar que a redução de custos deve ser constante, mas essa é uma dica valiosa para evitar que o controle financeiro seja perdido. Há um mito de que a redução de custos se faz necessária apenas em momentos de crise, mas pode ser uma estratégia para o dia a dia do negócio.
Para isso, considere que é um conceito que precisa estar em mente. Algo como um “solta aqui, segura ali”. Com esse olhar, é possível estar sempre atento aos gastos desnecessários ou excessivos, bem como planejar próximos passos e investimentos com os pés no chão.
Gestão de clínica: dicas para redução de custos
Se você está em busca de reduzir custos – seja por precaução ou uma medida mais urgente – as dicas que seguem são para você! Confira:
- Use a tecnologia a seu favor:
Tenha ferramentas para otimizar seus processos e gerenciar informações. Isso traz agilidade internamente e no trato com pacientes, reduz custos gerados por perda de informações e otimiza sua mão-de-obra. O uso de prontuário eletrônico e de ferramentas de gestão financeira são exemplo disso.
- Controle o estoque:
O acompanhamento dos materiais médicos e suprimentos que estão em sua clínica pode ajudar a reduzir o desperdício e os custos de reposição.
- Negocie com fornecedores:
Negociar com fornecedores de materiais médicos e suprimentos pode ajudar a obter preços mais competitivos e reduzir os custos. Esteja atento também a parceiros que te possibilitam fazer parte de ecossistemas que facilitem a compra de materiais (em termos de acesso e financeiros).
- Monitore custos:
Como adiantamos no começo do texto, o controle minucioso das despesas é fundamental. Invista no seu fluxo de caixa para a identificar onde os custos podem ser reduzidos.
- Adote um aplicativo de meios de pagamentos para clínicas:
Uma ferramenta específica para o setor da saúde pode te apoiar a reduzir custos em diversas frentes, como:
- Intermediários financeiros: a adoção de um app de meios de pagamentos para clínicas pode eliminar a necessidade de intermediários financeiros, como operadoras de cartão de crédito, diminuindo os custos de transação.
- Cobranças: um fornecedor especializado te ajuda a reduzir custos com cobranças, já que podem ser automatizadas e feitas diretamente pelo aplicativo.
- Atrasos de pagamento: um aplicativo de meios de pagamentos para clínicas pode diminuir despesas com atrasos de recebimentos, uma vez que viabiliza que os pacientes paguem online, de forma rápida e conveniente, e que você monitore esse fluxo em tempo real.
Encontre o parceiro ideal
Para que todas as medidas acima sejam colocadas em prática – e custos sejam reduzidos -, você precisará de fornecedores capacitados. Atenção à escolha para que a solução não vire um problema. Isso pode ser mais comum do que parece.
Para te apoiar nos processos internos de gestão e financeiros, com pacientes e profissionais que trabalham com você, a Medbanking disponibiliza uma plataforma 100% digital e repleta de recursos. Dentre eles estão: acesso a todas as operações financeiras em um só lugar, diversas opções de meios de pagamentos para clínicas (como PIX, transferência, TED, emissão de boleto, QR Code e geração de link) e split de pagamento.
Os usuários da plataforma também têm a vantagem de contar com o cashback na compra de consumíveis e tecnologias do ecossistema MedSystems. Lembrando que as porcentagens são variáveis, por isso, entre em contato com um de nossos consultores e entenda mais sobre esse benefício.