Minimize o risco de inadimplência na sua clínica 

A inadimplência no mercado de saúde brasileiro é um problema que afeta muitos profissionais  e instituições  da área da saúde. Exemplo disso é que, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, 45% dos brasileiros têm uma dívida ou conta em atraso, dos quais 5% alegam ser com o plano de saúde. Esse percentual indica apenas uma fatia desse universo, podendo haver muito mais pacientes inadimplentes no setor da saúde. 

A falta de pagamento pode ser resultado de diversos fatores, como problemas financeiros dos pacientes, burocracia no processo de pagamento, ou falta de planejamento financeiro adequado. 

Danos ao negócio 

Mesmo que aconteça de forma pontual, a inadimplência pode prejudicar a saúde financeira dos profissionais médicos e das instituições de saúde, pois precisam arcar com os custos do serviço prestado, independentemente do pagamento. No longo prazo ou com a recorrência de pacientes inadimplentes, isso afetará o fluxo de caixa e desenvolvimento do negócio. 

Além disso, o processo de recuperação da dívida pode ser longo e custoso.  

Previna-se 

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para minimizar os riscos de inadimplência em sua clínica. Uma das principais é, certamente, relacionada à gestão financeira do negócio, incluindo o relacionamento com o cliente no que diz respeito aos pagamentos. 

Adotar uma fintech de meios de pagamentos para clínicas pode colaborar com evitar atrasos em pagamentos e inadimplência dos pacientes, oferecendo soluções de pagamento online, automação de faturas, monitoramento de pagamentos e serviços de antecipação de recebíveis. Isso pode ajudar a melhorar a saúde financeira dos profissionais médicos e das instituições de saúde, reduzindo a chance de pacientes inadimplentes.  

Confira mais detalhes abaixo: 

  • Pagamento online: oferecer aos pacientes a opção de pagamento online pode tornar o processo mais conveniente para eles, resultando em pagamentos mais rápidos e de fácil execução. 
  • Automação de faturas: uma fintech de meios de pagamentos para clínicas pode automatizar o processo de faturamento, eliminando a necessidade de emissão manual de faturas e reduzindo a chance de erros. 
  • Monitoramento de pagamentos: com uma plataforma de pagamento online é possível monitorar o status dos pagamentos e enviar lembretes para pacientes em atraso. 
  • Antecipação de recebíveis: há no mercado empresas de meios de pagamento para clínicas que oferecem serviços de antecipação de recebíveis, como é o caso da Medbanking. Isso significa que o médico pode receber o pagamento antecipado e evitar atrasos na receita. 

Conte com a Medbanking 

A Medbanking disponibiliza uma plataforma 100% digital e repleta de recursos, como: as operações financeiras reunidas em um só lugar, diversas opções de meios de pagamentos para clínicas (como PIX, transferência, TED, emissão de boleto, QR Code e geração de link) e split de pagamento.  

Além de ajudar a evitar a inadimplência, os usuários da plataforma também têm a vantagem de contar com o cashback na compra de consumíveis (2%) e tecnologias (0,5) do ecossistema MedSystems. As porcentagens são variáveis, por isso, entre em contato com um de nossos consultores e entenda mais sobre esse benefício.   

compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.