Muito se fala sobre a transformação na relação médico x paciente nos últimos anos, motivada, principalmente, pela evolução tecnológica. Mas antes de falarmos sobre o impacto da saúde digital na jornada do paciente, vamos conversar sobre o que é essa jornada.
A tal jornada do paciente
Ela é o caminho percorrido pelas pessoas em um serviço de saúde, desde o reconhecimento do problema e o envolvimento com a instituição, até o atendimento e o retorno. Ela ocorre em etapas: conscientização do problema, diagnóstico do paciente, tratamento do problema, mudanças de hábito e cuidado contínuo.
São etapas muito simples, pois fazem parte da rotina de seu consultório. Mas isso não impede que detalhes de cada uma delas passem despercebidos com o dia a dia. E o conhecimento e entendimento da jornada do paciente é importante para conquistá-lo e fidelizá-lo.
É importante salientar que essa jornada – fundamental para a experiência do paciente – varia de acordo com a instituição (clínica, consultório, hospital, etc) e a própria especialidade médica. Assim, é recomendado fazer uma análise detalhada de como esse fluxo acontece, ou deveria acontecer, no contato dos pacientes com seu negócio e atendimento.
Além de garantir uma entrega com mais qualidade, essa atenção possibilita melhores resultados. Afinal, o paciente pode, por exemplo, chegar ao consultório de dermatologia com um incômodo estético e adicionar novos procedimentos ao sentir-se bem atendido, gostar dos resultados e ter uma boa experiência de ponta a ponta.
O futuro próximo será cada vez mais baseado nesse olhar. Os cuidados de saúde serão mais personalizados e adaptados às necessidades de cada indivíduo e a tecnologia digital desempenhará um papel importante nisso.
Saúde digital e experiência do cliente
Que a tecnologia já mudou a rotina da área da saúde não é novidade para ninguém (a telemedicina é a prova viva disso, por exemplo). Ela permitiu aos profissionais de saúde aumentar a eficiência e melhorar o atendimento por meio de mudanças na jornada dentro das clínicas.
Para os pacientes, por sua vez, está mudando a forma como se comunicam com os médicos e profissionais da saúde (chegam ao seu encontro munidos de informação), como armazenam registros médicos e monitoram a condição de saúde. Em casa, é possível acompanhar batimentos cardíacos, gasto calórico e glicose com equipamentos adquiridos facilmente e de fácil uso, como relógios inteligentes.
Assim, os pacientes estão mais capacitados do que nunca para tomar decisões sobre seus próprios cuidados, além de encontrarem todo tipo de informação para o que precisam saber.
Você está atento a isso?
A saúde digital é uma realidade e o profissional que não a levar para seu dia a dia certamente perderá espaço. Ela permeia toda a jornada e você, como condutor dessa experiência do cliente, deve apoiá-lo com insumos que viabilizem esse caminho de forma satisfatória.
Como traçar uma jornada do paciente eficiente
A transformação digital de sua clínica deve estar em destaque no seu planejamento. Mesmo que aos poucos, é imprescindível adotar ferramentas que te coloquem nesse contexto, com tecnologias que suportem do primeiro contato ao relacionamento pós-consulta.
Para isso, analise as etapas e pesquise sobre como digitalizar cada uma delas de forma eficiente para seu negócio. Aqui no blog temos muitas dicas sobre isso, como viabilizar o investimento em plataformas de tecnologia, protocolos para telemedicina, uso de prontuário eletrônico, atendimento de excelência e muito mais.
E não pense que a saúde digital só está relacionada ao contato com os pacientes. Os seus fluxos e gestão também precisam se adequar para que a transformação seja real, principalmente no que diz respeito à gestão financeira.
Lembre-se que nesse contexto estão itens importantes, como a negociação de compra de insumos, novas tecnologias, controle de fluxo de caixa, precificação e o acesso de seus pacientes aos seus serviços. Para isso, atente-se aos parceiros financeiros e opções de pagamento que oferece em sua clínica
Disponibilize opções de meios de pagamento
Pix, transferência, boleto, parcelamento, cartão de crédito, QR code… quanto mais possibilidades, mais fácil o acesso de seus pacientes aos seus serviços. Por isso, conte com um parceiro que te ofereça variedade e, ainda, facilite seus processos financeiros.
A Medbanking foi criada para atender as necessidades específicas do setor médico e se dedica a apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios. Totalmente digital, oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar, as melhores taxas e diversas opções de meios de pagamento para os pacientes (como todas as citadas acima), viabilizando gestão simplificada e uma melhor experiência do paciente.
Saiba mais.