Gerir um negócio na área de saúde pode ser um grande desafio por suas particularidades. Além de oferecer cuidados de qualidade aos pacientes e manter-se atualizado sobre o segmento, é fundamental ter uma visão clara das finanças e tomar decisões estratégicas para impulsionar o crescimento do negócio. Ou seja, é preciso ir muito além de sua área de atuação, dando conta de outras funções de suma relevância.
A projeção financeira em saúde é uma ferramenta de grande valor para o desenvolvimento e manutenção deste “outro lado da moeda” em uma clínica, assim como a escolha de parceiros adequados para gestão e operação do negócio.
Pensando em te apoiar no desafio diário da gestão de uma clínica, na sequência falaremos mais sobre esses pontos.
A importância da projeção financeira em saúde
A projeção financeira é um olhar amplo sobre a gestão financeira do negócio e sua ausência pode comprometê-la, principalmente quando há planos de crescimento. É uma visão que vai além dos processos do dia a dia e que tem o objetivo de estabelecer estimativas a respeito do futuro, possibilitando assim alocar os recursos adequadamente (como investir em equipamentos, atualizações, contratações e até mesmo uma nova filial).
Na prática, permite que você, dermatologista, tenha uma visão geral das finanças, ajudando a prever fluxos de caixa, identificar tendências e antecipar desafios futuros. Ao criar uma projeção financeira em saúde, é possível analisar as receitas e despesas, avaliar o desempenho atual e estabelecer metas financeiras realistas.
Como fazer uma projeção financeira para clínica
A princípio, pensar em toda essa análise pode parecer algo complexo. Mas ninguém conhece sua clínica melhor que você e olhar os pontos necessários para uma projeção financeira pode ser algo inserido em sua rotina.
Para te ajudar nesse desenvolvimento, listamos o que é importante considerar. Confira:
- Analise as despesas e receitas atuais: comece revisando todas as despesas e receitas associadas à operação de sua clínica. Isso inclui aluguel, salários, suprimentos médicos, marketing e outros custos operacionais. Analise os dados históricos e identifique as tendências de crescimento ou declínio.
- Estime os custos futuros: liste quaisquer despesas adicionais esperadas, como expansões físicas, contratação de pessoal adicional, atualizações de equipamentos ou investimentos em tecnologia. Calcule também os custos de manutenção e reparos.
- Preveja a demanda dos pacientes: avalie esse ponto com base em fatores como localização, público-alvo e concorrência. Considere o número médio de consultas por dia/semana/mês que pode realizar em seu cenário atual e a taxa de ocupação da clínica. Essas informações ajudarão a projetar as receitas esperadas.
- Considere as possibilidades: no caso de planejar comprar novos equipamentos, considere o seu custo, mas também o potencial de ganhos que ele trará. Para isso verifique qual percentual de seu público se interessaria, qual seria a taxa de ocupação desse equipamento, qual o valor e retorno do tratamento, atração de novos pacientes, etc.
- Avalie as tendências do mercado: pesquise e analise as taxas do mercado para serviços dermatológicos semelhantes aos que oferece em sua clínica. Isso ajudará a estabelecer preços competitivos e identificar oportunidades de aumento de receita.
- Ajuste e monitore regularmente: lembre-se de que a projeção financeira é um processo contínuo. Conforme a clínica cresce e se desenvolve, é importante revisar e ajustar regularmente as projeções com base em dados atualizados.
Saiba com quem contar: escolha o melhor parceiro de meios de pagamento para clínicas
Além de uma projeção financeira sólida, a escolha do parceiro para meios de pagamento para clínicas é algo fundamental para a gestão eficaz de uma clínica. A Medbanking, desenvolvida para atender demandas específicas dos profissionais da saúde, oferece soluções financeiras adaptadas às necessidades dos dermatologistas e outros profissionais do setor. Confira alguns dos diferenciais:
- Facilidade de transações: soluções de pagamento integradas, permitindo que você aceite pagamentos de seus pacientes de forma rápida e segura, como como PIX, transferência, TED, emissão de boleto, QR Code, geração de link e maquininhas de cartão.
- Suporte especializado: além dos serviços de pagamento, pode fornecer suporte especializado em questões financeiras relacionadas à gestão da sua clínica, como entender as taxas, lidar com problemas de cobrança ou obter insights financeiros.
Lembre-se de que a gestão efetiva da clínica é fundamental para o crescimento sustentável e para proporcionar um atendimento de qualidade aos seus pacientes. A equipe Medbanking está pronta para ajudar nisso com os melhores meios de pagamento para clínicas e muito mais. Entre em contato com um consultor e saiba mais.