Cada segmento tem suas particularidades e burocracias. No mercado de saúde isso não seria diferente, principalmente por ter diversos players em um ciclo de atendimento. Todo o processo financeiro envolve etapas e instituições diferentes, o que pode confundir os profissionais e empreendedores da área.
Como ponto de partida, o processo de faturamento no mercado de saúde envolve a submissão de uma fatura a um pagador, que pode ser uma companhia de seguros, um plano de saúde ou o próprio paciente. Essa e as demais etapas devem ser feitas seguindo regras para garantir o pagamento correto de todos os envolvidos.
Na sequência, apresentaremos algumas dessas principais normas.
Regras para faturar serviços médicos
Para evitar problemas no pagamento de serviços médicos, atente-se continuamento às regras e suas adequações. Tome nota de algumas delas:
- Código de Procedimento: todos os procedimentos médicos realizados devem ser documentados com códigos de procedimento, que são usados para identificar o serviço prestado. Tais códigos são necessários para submeter uma fatura.
- Código de Diagnóstico: também é necessário incluir o código de diagnóstico, que descreve a condição médica do paciente. Esse item é usado para determinar se o serviço é coberto pelo plano de saúde.
- Autorização Prévia: Alguns serviços médicos requerem autorização prévia do plano de saúde para a realização do procedimento. É importante verificar se é o caso do serviço que será realizado antes de sua execução.
- Cobertura do Plano de Saúde: Nem todos os serviços médicos são cobertos pelos planos de saúde. É importante verificar a cobertura contratada pelo paciente antes de realizar qualquer serviço e informá-lo caso haja custos extras. Nunca realize algo que demanda um investimento adicional sem que tenha sido expressamente autorizado pelo paciente.
- Faturamento Oportuno: As faturas devem ser enviadas ao pagador o mais rápido possível após a realização do serviço. A demora no envio pode resultar em atrasos nos pagamentos.
Tenha apoio tecnológico
A adoção de meios de pagamentos para clínicas e de softwares focados em gestão médica ajudam os profissionais a simplificarem o processo de faturamento e, consequentemente, a receber pagamentos mais rapidamente.
Aqui estão alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar:
- Envio Eletrônico de Faturas: Ao invés de enviar faturas por correio, é possível enviar as faturas eletronicamente, economizando tempo e dinheiro.
- Pagamento Online: Oferecer aos pacientes a opção de pagamento online pode tornar o processo mais conveniente para eles, bem como resultar em pagamentos mais rápidos.
- Variedade de meios de pagamentos para clínicas: além do pagamento online, contar com diferentes opções para que os clientes paguem por seus serviços pode otimizar o processo financeiro, evitar inadimplência e ainda aumentar seu público. Considere itens como: PIX, transferência, TED, emissão de boleto, QR Code e geração de link.
- Ferramenta para pagamento de parceiros: é possível ter uma solução que, com apenas uma máquina, torna possível fazer toda a distribuição de pagamentos de profissionais necessária, já organizando o percentual da clínica e dos médicos, por exemplo. Esse é o caso do Split de Pagamento oferecido pela Medbanking, que garante praticidade também para transações financeiras com colaboradores e parceiros.
- Verificação de Cobertura: As soluções de software de faturamento médico podem verificar a cobertura do plano de saúde em tempo real, garantindo que os serviços médicos realizados sejam cobertos pelo plano.
- Códigos de Procedimento e Diagnóstico: um software de faturamento também pode incluir bancos de dados de códigos de procedimento e diagnóstico atualizados, tornando mais fácil e preciso o processo de documentação.
- Gerenciamento de Disputas: As soluções podem, ainda, ajudar na resolução de disputas de faturamento, permitindo que os profissionais médicos as gerenciem de forma eficiente e rastreiem seu status.
Lembre-se: Conte com a Medbanking!
Criada para atender as necessidades do setor de saúde, a Medbanking disponibiliza uma plataforma 100% digital e repleta de recursos, como: as operações financeiras reunidas em um só lugar, diversas opções de meios de pagamentos para clínicas (como PIX, transferência, TED, emissão de boleto, QR Code e geração de link) e split de pagamento.
Além de ajudar a seguir as regras e regulamentos para cobrança médica no Brasil por meio de suas funcionalidades, oferece cashback na compra de consumíveis e tecnologias do ecossistema MedSystems. Para saber mais, entre em contato com um consultor e entenda mais sobre esse benefício.