O segmento de saúde tem vivenciado um crescimento de empresas conhecidas como healthtechs, principalmente após a pandemia, e esse termo provavelmente já apareceu para você em algum momento.
Mas, você sabe afinal o que é uma heathtech?
O termo vem da junção de duas palavras inglesas: health (saúde) e tech (tecnologia). Ele representa companhias criadas com base em tecnologia com objetivo de solucionar problemas do setor da saúde e tudo que se relaciona a seu universo. São startups de saúde que atuam na modernização de clínicas e hospitais, gestão de entidades públicas, consultórios médicos inteligentes, tecnologias avançadas para exames, autoatendimentos e outros.
O cenário das healthtechs no Brasil
O número de healthtechs no país aumentou 16,11% entre 2019 e 2022, conforme levantamento realizado pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil. A pesquisa aponta que as 596 startups mapeadas fazem parte de 35 categorias, como oncologia, nutrição, planos e financiamento, autismo, bem-estar físico e mental, inteligência de dados, sênior techs e saúde no trabalho. Dentre essas, as mais ativas são planos e financiamento (8,31%), gestão de processos (7,81%) e exames e diagnósticos (6,80%).
Essa movimentação mostra que o setor tem se dedicado a buscar novas possibilidades para melhorar sua atuação e as condições oferecidas para os pacientes. Com um olhar amplo e inovador, as startups de saúde certamente vieram para revolucionar esse mercado, o que já começaram a fazer.
Meios de pagamento para clínicas
Não por acaso, como vimos acima startups de gestão de processos e relacionadas às atividades financeiras têm se destacado como umas das mais ativas. O setor de saúde tem percebido que agilizar seus processos (principalmente os de administração e financeiros) e viabilizar alternativas relacionadas a isso para pacientes é algo fundamental para suas operações e resultados.
E, nesse contexto, o aprimoramento das formas de pagamento ganhou força justamente porque o paciente, atualmente, deseja ser impactado por diferentes maneiras de pagar por uma consulta ou exame.
Seja uma grande clínica ou um negócio no início de suas atividades, o acesso aos tratamentos e procedimentos pode ser facilitado com alternativas para pagamento, atraindo e retendo público, o que impacta diretamente no sucesso de uma clínica ou consultório. Isso é em grande parte fruto do trabalho de startups de saúde.
Medbanking: uma healthtech a seu favor
Você sabia que somos uma dessas empresas?
A Medbanking é uma empresa que nasceu pela urgência de novas formas de pagamento e serviços bancários dedicados ao setor da saúde. Foi desenvolvida para atender as necessidades específicas desse setor e trabalha para apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios.
Uma solução desenhada para médicos e impulsionada por tecnologia financeira criada para tornar o cotidiano clínico menos atribulado, mais simples, controlável e transparente na linha de pagamentos.
Totalmente digital, oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar, as melhores taxas e diversas opções de meios de pagamento para clínicas e pacientes, como boleto, TED, pix e QR code. Ainda, disponibiliza uma calculadora inteligente para a cobrança de procedimentos, contribuindo para uma melhor gestão financeira.
Para saber mais, fale conosco.