No dia a dia de um negócio, são muitas as questões que podem impactar seu sucesso positiva ou negativamente. No seu caso – profissional de saúde que dedica seu tempo ao atendimento, ao estudo e conhecimento de novas técnicas -, o que diz respeito à gestão de clínicas pode ser algo desafiador se feito sem organização e planejamento. E as consequências você pode imaginar: dificuldade na tomada de decisões, na precificação de tratamentos e impacto direto no resultado financeiro.
Você já pensou nisso? Um primeiro passo é, certamente, organizar seu fluxo de caixa.
A importância do fluxo de caixa
Para ser feita de forma eficiente, a gestão de clínicas deve incluir um acompanhamento rigoroso da saúde financeira. O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para isso, pois é nele que são registrados todos os movimentos financeiros do negócio, apoiando a conquistar e a manter a consistência nos resultados do consultório. Ainda, viabiliza projetar e planejar como alcançar o lucro, bem como estar em dia com impostos, legislação e tantas outras obrigações.
Com um fluxo de caixa estruturado a gestão de clínicas fica mais organizada e as decisões podem ser tomadas com mais assertividade, incluindo a melhora no portfólio e na precificação de tratamentos, planejamento de marketing, contratações, entre outros. Vale destacar que esse controle financeiro precisa ser feito de forma independente de suas finanças pessoais, pois misturar as duas frentes dificultará seu controle.
Mas e na prática, como fazer esse controle?
Controle suas finanças
Separamos aqui algumas dicas para ajudar você na tarefa de estruturar o fluxo de caixa da sua clínica. Veja só:
- Registre todas as transações financeiras de forma detalhada: todos os recebimentos (vendas e rendimentos de aplicações, por exemplo) e pagamentos (compras, salários, despesas bancárias, impostos e outros)
- Projete gastos e lucros, isso é fundamental também para manter a precificação de tratamentos atualizada
- Considere possíveis gastos extras, como quebra de equipamentos
- Planeje investimentos
A análise desse controle pode ser diária, semanal ou mensal. Entretanto, é válido verificar diariamente como está o saldo de sua clínica. Caso esteja negativo, é preciso descobrir as causas, que podem ser queda no número de tratamentos e atraso nos recebimentos, por exemplo. Os saldos positivos elevados também indicam a necessidade de melhorar a organização financeira em prol de equilíbrio.
É recomendado buscar conhecimento básico, contar com apoio profissional (como um contador), com apoio tecnológico (softwares de gestão) e com parceiros que facilitem os processos de pagamento.
Não deixe de investir em tecnologia para seu consultório
Manter seu portfólio atualizado e atrativo é fundamental para alavancar seu sucesso. Pensando nisso, é necessário investir sempre que possível, mas com cuidado para usar o lucro de forma inteligente. A chave disso é entender qual é o momento de sua clínica: expansão, aumento do número de clientes, aumento do ticket médio, entre outros.
Para um consultório que está estabelecendo sua presença, a sugestão é buscar por equipamentos que possibilitem variedade de utilizações e o melhor retorno no menor prazo possível, como o Ultraformer. Já para as clínicas consolidadas e que buscam por diferenciação, a melhor opção está em equipamentos que viabilizam opções mais exclusivas e geram posicionamento, como o tratamento com laser puro oferecido pela linha Quanta.
Seja qual for o momento de seu negócio, analise seu fluxo de caixa para mantê-lo saudável. Feito isso, busque as melhores condições de financiamento, opte por equipamentos que se paguem durante esse processo e soluções que facilitem o acesso dos pacientes aos seus serviços.
Prepare sua clínica: tenha os melhores parceiros
Além da aquisição de equipamentos, uma visão clara das contas permite mudanças benéficas, como a reavaliação da precificação de tratamentos e adoção de novas alternativas de pagamento para facilitar o acesso dos pacientes aos seus serviços. Para isso, voltamos a um ponto fundamental: tenha parceiros que apoiem sua jornada.
A Medbanking foi desenvolvida para atender necessidades específicas do setor médico e trabalha para apoiar os profissionais de saúde na gestão financeira de seus negócios. Totalmente digital, oferece uma plataforma que concentra todas as operações financeiras em um só lugar, além de disponibilizar as melhores taxas, diversas opções de meios de pagamento para os pacientes e antecipação de recebíveis.
Para saber mais e simplificar a gestão financeira de sua, fale conosco.